Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Pós-Graduada (Lato Sensu) com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, foi Coordenadora de Recursos Humanos do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e foi Coordenadora-Geral de Empregabilidade e Empreendedorismo no Ministério da Cidadania.

 Atuou, também, como Coordenadora Nacional no acompanhamento das atividades do programa de ação cooperativa sobre economia local e desenvolvimento do emprego da OCDE, foi integrante do Comitê de Empreendedorismo Feminino "Brasil pra Elas" e da “Caravana pra Elas”, representando o Ministério da Cidadania, que percorreu todas as Capitais do Brasil onde, especificamente em relação às mulheres, realizou-se ações de incentivo e apoio às vítimas de violência e abuso físico e psicológico, principalmente narcisista.

  Atualmente é discente em Psicologia pela Universidade de Barcelona. A especialização em Psicanálise foi o caminho escolhido como forma de compreender os padrões de comportamento do ciclo de abuso ao qual havia vivenciado, sendo uma sobrevivente de abuso narcisista. A psicanálise proporciona o entendimento do transtorno comportamental desordenado onde compreende-se perfeitamente o que as mulheres passam nos seus relacionamentos e como o ciclo de abuso funciona.

  Sair desse "jogo" de abuso nem sempre é simples e a recuperação é um processo que, muitas vezes, precisa de uma ajuda efetiva. Existem inúmeras abordagens terapêuticas e todas elas podem ser eficientes desde que realizadas com ética e respeito a quem está nesse caminho.

Manoela Camino